Tecidos-Histologia
Nesse resumo veremos apenas os tecidos dos animais, mais especificamente da espécie humana, originados a partir dos folhetos germinativos (endoderma, ectoderma e mesoderma), os tecidos embrionários que dão origem aos tecidos adultos:
Tecido
Aspecto das Células
Matriz Extracelular
Principais Funções
Nervoso
Longos prolongamentos
Nenhuma
Transmissão de impulsos nervosos
Epitelial
Células justapostas
Pouca
Revestimento da superfície ou de cavidades do corpo, secreção.
Muscular
Células alongadas e contráteis
Quantidade moderada
Movimento
Conjuntivo
Vários tipos de células fixas e migratórias
Abundante
Apoio e proteção (imunitária).
Modificada a partir de Junqueira & Carneiro (2004).
TECIDOS EPITELIAIS
Funções:
Revestir superfícies corporais, como a epiderme, que recobre a pele.
Absorção, como o epitélio de revestimento interno do aparelho digestório.
Secreção, como as glândulas (sudoríparas, sebáceas e etc). Proteção. A epiderme funciona como uma barreira que impede a entrada de microrganismos patogênicos no organismo. Movimentação de partículas, como os epitélios ciliados do aparelho respiratório, que elimina partículas de sujeira e o epitélio ciliado das tubas uterinas, que movimenta o ovócito II\zigoto\embrião no sentido do útero.
De forma geral, os epitélios possuem células firmemente unidas umas às outras e pouca substância intercelular (entre as células ou extracelular), a chamada matriz extracelular, produzida pelas próprias células do tecido e que consiste em uma rede de macromoléculas (como proteínas e polissacarídios). Também é importante destacar que logo abaixo de um epitélio, normalmente há uma camada de fibras de proteínas, a lâmina basal (integrante da matriz extracelular), e abaixo desta, um tecido conjuntivo.
Tipos:
Epitélios de revestimento: revestem superfícies e podem exercer outras funções.