Tecidos epitelial e conjuntivo
proteger e absorver. É formado por células justapostas, muito unidas com pouquíssimo espaço intercelular. Não possui vasos sanguíneos, a nutrição deste tecido é através de um tecido conjuntivo chamado lâmina, necessários para a vida das células no tecido epitelial. Existem dois tipos básicos de tecido epitelial:
Revestimento Glandular
Reveste toda a superfície da pele e cavidades corporais internas. Separada do tecido conjuntivo por uma membrana basal – essa membrana é constituída principalmente de proteínas e glicoproteicas que permite o que os nutrientes cheguem ao tecido epitelial. O epitélio de revestimento é classificado em camadas:
Monoestratificado Estratificado Pseudo- estratificado
Formado por três partes:
Epitélio Simples Pavimentoso Epitélio Simples Cúbico Epitélio Simples Cilíndrico
Formado por três partes:
Epitélio Pavimentoso Estratificado: Epitélio Cúbico Estratificado: Epitélio Estratificado de Transição
Epitélio Pseudo-estratificado
Um tipo de tecido que tem a função de produzir e liberar secreções. Quando agrupadas em grande número elas formam as glândulas. Localizadas dentro das glândulas as células epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar várias diversas substâncias.
Pelo número de células, as glândulas podem ser classificadas como:
Unicelular Multicelular
Pelos locais onde ocorre o lançamento de secreções, as glândulas são classificadas como:
Endócrinas
Exócrinas
É responsável pelo estabelecimento e a manutenção da forma do corpo, fazendo as ligações entre as diferentes células e órgãos, os mantendo unidos e dando suporte mecânico. Tecido conjuntivo frouxo: Está presente praticamente em todos os órgãos. Ele preenche espaços vazios que deveriam estar ocupados por outros tecidos.
Tecido conjuntivo denso: É caracterizado pela enorme quantidade de fibras colágenas, que lhe