Tecidos epiteliais
18)
A- Entre o tecido conjuntivo e as células epiteliais existe uma lâmina basal, secretada pelas células epiteliais.
B- A lamina basal é composta por proteínas com características de adesão, com a lamina e os proteoglicanos. Essa camada proteica funciona como uma verdadeira cola unindo a camada basal do epitélio como os elementos do tecido conjuntivo.
C- A lamina basal é muito importante, porque é constituída de colágeno associado a glicoproteicas e polissacarídeos e é de grande importância devida suas características autoimunitárias, também libera energia no ponto ressoante. Energia está que é forte o suficiente para mover células ciliares, que envia impulso elétrico para o nervo da cóclea.
19) A célula caliciforme é um exemplo de célula produtora de muco e pode ser encontrada no epitélio de vários órgãos. Em seu pólo apical, a célula caliciforme apresenta muitos grânulos de secreção glicoprotéica, grandes e pouco elétron-densos. O núcleo é geralmente achatado e deslocado para a parte basal da célula, região rica em retículo endoplasmático rugoso. Acima do núcleo, encontramos o aparelho de golgi muito desenvolvido. No retículo endoplasmático rugoso se inicia a síntese das glicoproteínas. Os glicídios são adicionados à parte protéica no retículo rugoso e no aparelho de golgi, principalmente. O muco, gel viscoso e elástico que protege e lubrifica a superfície do epitélio, é formado pelas glicoproteínas que se tornam muitos hidratadas quando são liberadas da células.
As células caliciformes constituem o epitélio superficial da membrana mucosa de vários órgãos. Elas só