tecidos das Angiospermas
São tecidos formados por células com alta capacidade de divisão celular, ou seja, dotados de alto poder proliferativo. Há dois tipos de tecidos meristemáticas: primários e secundários.
2. (UFV) Em relação aos tecidos vegetais:
a) qual a função dos meristemas primários e onde se localizam?
b) qual a função dos meristemas secundários?
c) dê o nome do tecido localizado nas folhas e nos caules jovens, caracterizados por células ricamente clorofiladas com função fotossintética.
a) Localizados no ápice e nas gemas laterais do caule e na região subapical da raiz. Os meristemas primários atuam no crescimento longitudinal ou em comprimento da raiz e do caule.
b) Crescimento do vegetal em espessura (tranversal).
c) Parênquima clorofiliano ou assimilador.
4. (FUVEST-SP) Um casal de namorados entalhou um coração numa árvore, a um metro do solo. Casaram. Ao completar suas bodas de prata, voltaram ao local. A árvore, agora frondosa, temo triplo de altura. A que distância do solo está o coração entalhado? Relacione a posição do coração com o crescimento da árvore?
O coração continua a um metro do solo, pois nas angiospermas o crescimento em altura ocorre através do meristema primário localizado nas pontas das plantas. Portanto, a distância do coração ao solo continua a mesma.
5. Uma criança gravou a inicial de seu nome no tronco de uma jaqueira, a 1,5m do solo. Após alguns anos, ao observar a árvore percebeu que ela estava muito mais alta e que sua inicial gravada continuava à mesma altura do solo, mas com o desenho bastante alargado. Explique por que a gravação se alargou com a passagem dos anos.
O alargamento da inicial gravada no tronco, após alguns anos, deve-se ao fato de que a árvore cresceu em espessura à custa do meristema secundário.
06. (FUVEST) Cite dois tipos de parênquimas e suas funções.
Poderiam ser citados os seguintes tipos de parênquimas: clorofiliano cuja função é a