tecido
Essas células têm como característica mais evidente a capacidade de se contrair, por possuírem em seu citoplasma muitas fibras protéicas contráteis, chamadas miofibrilas, principalmente de actina e miosina, estas mais espessas que aquelas. As fibras de actina podem ser deslocadas sobre as de miosina resultando no encurtamento da célula muscular, sendo que para isso ocorrer é necessário energia e íons Ca+2. Normalmente também é necessário que haja o estímulo nervoso, que envia aos miócitos o sinal para que se contraiam (exceto no caso das células do músculo cardíaco).
Funções
Devido ao fato de que suas células têm capacidade contrátil, os tecidos musculares são os responsáveis pelos movimentos e locomoção do organismo (músculo esquelético), movimentos dos órgãos, como o batimento do coração (músculo cardíaco), e o peristaltismo dos órgãos tubulares, envoltos por musculatura lisa. TIPOS
Estriado esquelético
- Miócitos alongados
- Multinucleados periféricos
-Contração rápida e voluntaria
OBS: os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivação do movimento. Possivel pelo trabalho antagônico de dois músculos. EX: dobrar e esticar os braços
-Esses músculos são chamados esqueléticos por serem associados ao esqueleto, ligados aos ossos pelos tendões e aponeuroses (tecidos conjuntivos).
-algumas fibras podem chegar até 30 cm
-As fibras são ditas estriadas por possuírem faixas (estrias) transversais.
-Cada fibra esquelética é envolta pelo sarcolema, composto pela membrana plasmática mais uma matriz extracelular chamada endomísio. O sarcolema liga as fibras aos tendões.
-As miofibrilas contráteis das fibras esqueléticas são constituídas principalmente por filamentos de actina e miosina, organizadas em estruturas chamadas sarcômeros.
-Elas preenchem quase que