Tecido
1
II. 3 - Tecido Cartilaginoso
O tecido cartilaginoso, outra modalidade de tecido conjuntivo origina-se do mesênquima. Suas características morfológicas obedecem ao plano geral dos tecidos de natureza conjuntiva e tem como função a sustentação. O tecido cartilaginoso é constituído por três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem fibrosa e a cartilagem elástica. Em todas elas encontram-se células esféricas ou ovóides contidas em lacunas, chamadas condroplastos, situadas dentro da substância intercelular, que recebe o nome de matriz cartilaginosa. As células são denominadas condrócitos.
O condrócito tem forma globosa a ovóide, contendo um núcleo que acompanha sua forma e um citoplasma, vacuolizado, em cortes corados pela H.E., o que corresponde à imagem negativa de gordura.
A célula jovem, chamada condroblasto, apresenta-se em franca atividade de síntese com um retículo endoplasmático rugoso (RER) e complexo de Golgi bastante desenvolvidos. A membrana emite curtos e finos microvilos e a célula ocupa totalmente seu condroplasto. No condrócito maduro observa-se poucas organelas, acúmulo de lipídios em seu citoplasma e, em certos casos, reservas de glicogênio. Os finos e curtos microvilos estão presentes e a célula continua ocupando todo o condroplasto.
A matriz cartilaginosa é rica em glicoproteínas, tipo condroitin-sulfatos, contém fibras colágenas
(hialina), fibras elásticas (elástica) e feixes colágenos (fibrosa).
Na cartilagem hialina não se evidenciam as fibras colágenas ao microscópio óptico devido ao seu índice de refração estar muito próximo ao da substância fundamental (fig.3.13a). Na cartilagem fibrosa, os feixes colágenos aparecem claramente no corte corado pela H.E. identificando-se o tecido cartilaginoso devido à presença de condrócitos em seus condroplastos (fig.3.13b). Na cartilagem elástica as fibras são evidenciadas quando o corte é tratado por métodos seletivos (fig.3.13c).
Fig.3.13a) -