tecido muscular
O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras das forças necessárias para a contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP. As células musculares têm origem mesodérmica, e sua diferenciação ocorre pela sua síntese de proteínas filamentosas, concomitante com o alongamento das células. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, distinguem-se três tipos de tecido muscular. O músculo estriado esquelético formado por feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas, que apresentam estriações transversais. Essas células, ou fibras, têm contração rápida e vigorosa e estão sujeitas ao controle voluntário. O músculo estriado cardíaco, cujas células também apresentam estrias transversais, é formado por células alongadas e ramificadas, que se unem por intermédio dos discos intercalares, estruturas encontradas exclusivamente no músculo cardíaco. A contração das células musculares cardíacas é involuntária, vigorosa e rítmica. O músculo Liso, formado por aglomerados de células fusiformes que não possuem estrias transversais. No músculo liso, o processo de contração é lento e não está sujeito ao controle voluntário.
A membrana celular é chamada de Sarcolema; o citosol de sarcoplasma; e o retículo endoplasmático liso de retículo Sarcoplasmático.
Músculo esquelético
O tecido muscular esquelético é formado por feixes de células muito longas (até 30cm), cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos filamentos, as Miofibrilas. O diâmetro das fibras musculares estriadas esqueléticas caria de 10 a 100 cm. Estas fibras se originam no embrião pela fusão de células alongadas, os Mioblastos.Nas fibras musculares esqueléticas os numerosos núcleos se localizam na periferia das fibras,