Tecido Muscular
Estriado esquelético, contração voluntária e rápida.
CELULAS:
Multinucleadas
Rápido periférico
Estrias transversais
Células alongadas
ENVOLTÓRIOS:
Epimísio
Perimísio
Endomísio
ULTRA- ESTRUTURA
Sistema de tubos T
Retículo sarcoplasmático
Mitocôndria
RESERVA ENERGÉTICA
ATP
Fosfocreatina
Glicogênio
Nessa lamina, o tecido muscular aparece cortado com diversos planos. A célula muscular estriada esquelética (fibra muscular) apresenta forma cilíndrica, polinucleada, com núcleos situados na periferia da célula. A disposição periférica dos núcleos pode ser melhor constatada nos cortes transversais. Nas células cortadas longitudinalmente, podem ser evidenciadas as estrias transversais, que aparecem como linhas claras e escuras intercaladas.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
ODONTOLOGIA
GEISIANE GONÇALVES FREITAS
Salvador
2013
EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO (Dentina/ polpa gengiva)
Esse epitélio apresenta número variável de camadas celulares (até trinta e cinco), em transição morfológica e funcional, ou seja, tem desde células cúbicas na base até células achatadas no ápice.
As células da camada basal (indiferenciadas) apresentam o núcleo arredondado e central. Dividem-se por mitose e originam a sucessão de células em diferenciação – que aumentam seu conteúdo de queratina para proteger o tecido.
As células da camada intermediária são células poliédricas com o núcleo arredondado e de localização central. Essas células nas camadas superiores são mais achatadas e têm o núcleo oval.
As células da camada superficial, altamente diferenciadas, são pavimentosas com o núcleo achatado e central. Estão dispostas paralelamente à superfície livre do epitélio.
Durante a migração, as células sofrem degeneração, morrem, descamam e são substituídas pelas camadas mais profundas. Esse epitélio adapta-se bem à abrasão moderada e é encontrado revestindo a