tecido hemapoietico
Veremos aqui os tecidos hematopoiéticos, responsáveis pela formação dos glóbulos no sangue, os tecidos da medula óssea vermelha e o tecido linfático. A medula passa por transformações a medida que o indivíduo se desenvolve e o tecido linfático, é responsável por órgãos de defesa do nosso organismo. As células do sangue que são produzidas na medula óssea ,considerado um tecido especial, contém o plasma que representa cerca de 55% do sangue, as células do sangue que são as hemácias ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas, constituem os outros 45% restantes. Cada pessoa pode ter em média 4,7 litros de sangue. Através dele são transportados oxigênio, proteínas, lipídios, bactérias que contribuem para a saúde evitando infecções e combatendo a microrganismos. A falta ou excesso de algumas células sanguíneas provocam algumas patologias como o câncer de medula e dos glóbulos brancos causam a leucemia, o acúmulo dessas células na medula, impedem a formação dos glóbulos vermelhos causando anemia. Existem vários tipos de leucemia, mas hoje na maioria dos casos há possibilidade de cura com drogas eficazes e tratamento de quimioterapia.
2. TECIDO HEMATOPOÉTICO
Também chamado de tecido hemocitopoético, é responsável pela produção dos glóbulos do sangue. Há dois tipos desse tecido: medula óssea vermelha ou tecido Mielóide e Tecido Linfático ou Linfóide.
Medula óssea vermelha. È encontrada no interior dos ossos. No embrião, a maioria dos ossos possui uma medula ativa, de cor vermelha. Porém, á medida que o indivíduo cresce, a maior parte da medula passa a acumular gordura, parando de trabalhar e transformando-se em medula amarela. No adulto, a medula vermelha é encontrada nas costelas, nas vértebras, no esterno, nos ossos do crânio e, no adulto jovem, próxima ás extremidades do fêmur e do úmero.