Tecido Epiterial
!
Sugestão de atlas digital - www.icb.usp.br/mol/0-3-iniciomol.html!
HISTOLOGIA!
O corpo humano é constituído por diversos tipos de tecidos. O termo tecido designa conjuntos de células de mesma origem, igualmente ou diferenciadas para o desempenho de certas funções, num organismo vivo. Por exemplo, o tecido muscular cardíaco é formado por células com grande capacidade de contração para bombear o sangue. Essas células são originadas do folheto embrionário mesoderme e sofreram modificações para conseguir desempenhar a função cardíaca. O estudo dos tecidos é denominado histologia: do grego histós, que significa tecidos. Os tecidos do corpo humano são constituídos de três componentes básicos: células, substâncias intercelulares e líquidos.!
!
!
!
TECIDO EPITELIAL!
O tecido epitelial pode ser dividido em dois grandes grupos: tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular, o primeiro desempenhando principalmente a função de revestimento de partes internas e externas de nosso organismos bem como no revestimento de órgãos e o epitélio secretor especializado em produzir secreções endócrinas ou exócrinas! !
!
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO!
Os epitélios de revestimento constituem a camada superficial da pele (epiderme) e reveste todas as superfícies internas do organismo. Uma vez que os tecidos epiteliais revestem todas
as superfícies do corpo, constituem o limite entre os meios internos e externos do organismo.
Tudo aquilo que penetra ou que sai do organismo deve, forçosamente, atravessar um epitélio.!
!
!
ORIGEM DO EPITÉLIO DE REVESTIMENTO!
Esse tecido pode se originar dos três folhetos embrionários: da endoderme pode surgir o endotélio (revestimento internos dos vasos sanguíneos) e a pleura (revestimento externo dos! pulmões); da mesoderme pode-se formar o pericárdio (revestimento externo do coração); da ectoderme origina-se a epiderme (revestimento externo do corpo).!
!
!