tecido epitelial
FA01.117 Histologia – Tecido Epitelial
Curso: Farmácia
Docente: Adriane Cristina Guerino.
Classificação da Unidade:
Área do Conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde
Subárea do Conhecimento: Morfofisiologia Humana
Objetivos de aprendizagem da Unidade:
1. Reconhecer os diferentes epitélios de revestimento.
2. Entender a estratificação dos tecidos epiteliais.
3. Descrever os tipos de glândulas.
4. Diferenciar glândula endócrina de exócrina
Vídeo: Tecido Epitelial de Revestimento e Glandular http://youtu.be/MVs2mzzgVKQ http://youtu.be/-XSlk5XX6W0
Leitura Obrigatória:
Capítulo 4 – Tecido Epitelial - Livro Histologia Básica. Autor: JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. Nona Edição. Editora Guanabara Koogan, 2013. (disponível biblioteca on line – ler de páginas 66 a 87.
Atividades de Aprendizagem:
Assista aos vídeos;
Estude o conteúdo da leitura obrigatória.
Após isso faça as atividades abaixo:
1. O tecido epitelial de revestimento é aquele que reveste toda a superfície externa do corpo (pele) e as cavidades corporais internas. Caracteriza-se por ser um tecido avascular, ou seja, sem a presença de vasos sanguíneos e por possuir um aglomerado de células epiteliais poliédricas e justapostas, com o mínimo ou nenhum espaço intracelular entre elas.
Os epitélios são classificados conforme o formato das células e o número de camadas de células que formam o epitélio. Segundo o formato temos: células escamosas ou pavimentosas, células cúbicas e células cilíndricas ou prismáticas como mostra o esquema abaixo:
Conforme o número de camadas de células os epitélios são classificados como simples, os epitélios que possuem apenas uma única camada de células e estratificado, aqueles que possuem mais de uma camada de células, como mostra o esquema abaixo:
Existem sete tipos de epitélios que se repetem em todos os tecidos e órgãos e são classificados conforme os critérios acima. Portanto, utilize as micrografias