Tecido epitelial de Revestimento
CURSO DE NUTRIÇÃO 1° PERÍODO VESPERTINO
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
(Relatório Técnico–Científico)
CAXIAS- MA
2014
FRANCISCA ANDREZA DE ARAUJO SOUSA
GILENA ALMEIDA LIMA
EDINARA COSTA SANTOS
CAMILA APARECIDA DA SILVA RODRIGUES
ADRIANA MARIA DE ARAÚJO SILVA
Relatório Técnico – Científico
Tecido Epitelial de Revestimento
Relatório apresentado à Disciplina de Histologia do Curso de Nutrição da FACEMA como requisito parcial para a obtenção de notas práticas.
Prof. Alyne freire de Melo
CAXIAS-MA
2014
INTRODUÇÃO
Como o próprio nome indica, este epitélio está relacionado basicamente com o revestimento de superfície e cavidades do corpo.
Funciona como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo. Está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas (por exemplo, na pele) e internas (por exemplo, no estômago). Atua, também, na absorção de substâncias, na secreção de diversos produtos, na remoção de impureza e pode conter vários tipos de receptores sensoriais (notadamente na pele).
Alguns parâmetros auxiliam na classificação do tecido epitelial de revestimento. O formato celular e a organização de suas células em camadas, assim como a presença ou não de especialização de superfície livre, são parâmetros que devem ser considerados ao se classificar o tecido epitelial.
Epitélio simples escamoso
Formado por células achatadas dispostas em uma única camada, apresentam núcleo saliente e central.
Ocorre em locais do corpo onde a proteção mecânica é pouco necessária.
È um epitélio que permite a passagem de substâncias.
È encontrado no revestimento dos vasos sanguíneos e linfáticos (endotélio) compõem a alça de Henle e no mesotélio das cavidades pleural (alvéolos pulmonares), peritoneal e pericárdia.
O revestimento dos vasos sanguíneos é constituído por um pavimentoso