Tecido conjutivo
2- De que maneira o tecido conjuntivo contribui para a defesa do organismo contra agentes infecciosos? R: Sustentação e preenchimento, Defesa orgânica, Nutrição.
3-Por que as células do mesênquima podem dar origem a praticamente todas as células do tecido conjuntivo?
R: é um tecido embrionário derivado da mesoderme. Durante suas fases de transformação, o mesoderma origina uma espécie de tecido conjuntivo primitivo chamado mesênquima. A partir do mesênquima, passam a se formar todos os tecidos conjuntivos ,conectivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo e hematopoiético, bem como os tecidos musculares.
4-Por que animais homeotermos (de sangue quente), como as focas e as baleias, apresentam uma espessa camada de tecido adiposo subcutâneo? R: O tecido adiposo subcutâneo os mantém protegidos das baixas temperaturas, servindo como isolante térmico.
5- Em algumas indústrias, pedaços de ossos, articula-ções, orelhas, tendões, patas e outros órgãos de animais (gado bovino) são jogados em tanques e submetidos a um tratamento químico especial e a fervura prolongada. Forma-se um grosso colóide, que é matéria-prima na produção de colas e da geléia de mocotó. Qual é a substância orgânica predominante nesse colóide e que importância alimentar tem? R: ácidos orgânicos. o coloide é responsável pela realização do açúcar, o sal de cozinha.
6- Quando a carne de vaca tem muitos filamentos brancos bem resistentes, as pessoas erroneamente dizem que ela é muito dura porque tem 'nervos' . O que são na realidade esses 'nervos'?
R: Tecido muscular.