tecido conjuntivo
É um dos tecidos mais abundante e mais amplamente distribuídos no corpo humano. Em suas diversas formas, o tecido conjuntivo tem uma variedade de funções. Ele une, sustenta e reforça outros tecidos do corpo; protege e isola órgãos internos; compartimenta estruturas como os músculos esqueléticos; é o principal sistema de transporte dentro do corpo (sangue, um tecido conjuntivo líquido); é o principal local de armazenamento das reservas de energia (tecido adiposo ou gorduroso); e é principal sítio de respostas imunológicas.
Os tecidos são conjuntos de células que desempenham determinadas funções. Essas células possuem diversas formas, podendo ser iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, mas que juntas realizam uma determinada função no organismo.
Não apresentam células justapostas, ou seja, aquelas células uma do lado da outra, ligadas entre si, e suas células podem ser de vários tipos. Essas células são separadas uma das outras pela matriz intercelular ou extracelular que elas mesmas produzem e secretam.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO TECIDO CONJUNTIVO.
O tecido conjuntivo consiste em dois elementos básicos: Células e Matriz Extracelular.
A matriz extracelular de um tecido conjuntivo é o material entre suas células amplamente espaçadas. Ela consiste em fibras proteicas e substância fundamental, o material entre suas células e fibras. A matriz extracelular é geralmente secretada pelas células dos tecidos conjuntivo e determina as qualidades do tecido. Por exemplo, nas cartilagens, a matriz extracelular é firme, porém flexível; a matriz extracelular do osso, ao contrário, é duro e inflexível.
Em contraste com os epitélios, os tecidos conjuntivos geralmente não ocorrem na superfície corporal. Além disso, ao contrários dos epitélios, os tecidos conjuntivos são altamente vascularizado, isto é, têm um rico suprimento sanguíneo. Excerto para a cartilagem, os tecidos conjuntivos,como os epitélios, são