tecido conjuntivo
Os tecidos conjuntivos ou tecidos conectivo se refere ao grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Tendo como característica o preenchimento dos espaços intercelulares do corpo e a importante interfase entre os demais tecidos, dando-lhes sustentação e conjunto.
As principais funções dos tecidos conjuntivos são o suporte estrutural, amortecer impactos, transportar nutrientes, espalhar células de defesa pelo corpo, armazenar gordura.
A maior parte dos tecidos conjuntivos origina-se das células do folheto germinativo intermediário dos tecidos embrionários conhecido como mesoderme, especialmente do mesênquima. As células mesenquimais são alongadas, têm um núcleo oval, com cromatina fina e nucléolo proeminente. Estas células possuem muitos prolongamentos citoplasmáticos e são imersas em uma matriz extracelular abundante e viscosa com poucas fibras. As células mesenquimais migram de seu lugar de origem e envolvem e penetram nos órgãos em desenvolvimento e dão origem também a tecidos epiteliais.
Os tipos dos tecidos conjuntivos dentre eles são:
- Tecido conjuntivo frouxo ou laxo
- Tecido conjuntivo denso : - tecido conjuntivo denso modelado - tecido conjuntivo denso não modelado
Tecido conjuntivo especializado:
- Tecido ósseo
- Tecido cartilaginoso
- Tecido sanguíneo
Tecido conjuntivo de propriedades especiais:
- Tecido adiposo
- Tecido elástico
- Tecido hematopoetico- tecido mucoso
Tecido conjuntivo propriamente dito É o tecido conjuntivo que faz a estruturação e o suporte. Pode ser do tipo frouxo ou denso. O frouxo suporta estruturas que estão sujeitas a pequenos atritos e pressão, sendo encontrado preenchendo espaços entre células, suportando células epiteliais e em torno dos vasos sanguíneos e nas membranas serosas. O denso tem a mesma composição que o frouxo, porém possui menor quantidade de células e abundantes fibras colágenas, oferecendo