Tecido conjuntivo
1 - INTRODUÇÃO
"Tecido é uma especialização morfológica, físico-químico e fisiológica de células". "Tecido é um conjunto de células da mesma natureza, diferenciadas em determinado sentido para poderem realizar a sua função própria". "Tecido é um grupo de células que apresentam a mesma função própria".
Todos estão corretos. Os tecidos do corpo dos animais vertebrados desempenham variadas funções que por sua vez são formados por celulas especializadas. No corpo dos animais pluricelulares, exceto espongiários, e constituído por celulas agrupadas e organizadas, formando os tecidos.
Os tecidos fundamentais nos animais são estes: Epitelial, Muscular, Nervoso, Sangüineo e conjuntivo. Nos invertebrados estes tipos de tecido são basicamente os mesmos, porem com organizações mais simples. A maioria dos tecidos além de serem compostos de celulas, apresentam entre elas substâncias intracelulares(intersticiais).
O presente trabalho buscará caracterizar o tecido conjuntivo e suas particularidades.
2 – REVISÃO DE LITERATURA
2.1 - TECIDO CONJUNTIVO
Esse tecido forma o arcabouço que sustenta as partes moles do corpo, apoiando e ligando os outros tipos de tecido. Caracterizam-se pela grande quantidade de material intracelular e pelo distanciamento das suas células e fibras.
Outros tecidos de sustentação possuem a função importante na difusão e fluxo de metabolismo.
Por fim., os tecidos de sustentação participam ativamente nas funções de defesa do organismo.
Todos esses tecidos de sustentação têm a mesma origem embrionária: origem mesodérmica.
Os tecidos de sustentação dividem-se em vários grupos dentre eles os principais são: Tecido conjuntivo, adiposo, cartilaginoso e ósseo.
Têm como principal função o preenchimento de espaços e ligação de outros tecidos e órgãos. material intracelular é abundante e as células se mantêm bem afastadas umas da outras .material intracelular compreende uma matriz onde se encontram fibras