tecido conjuntivo frouxo
Características Gerais do TCF O tecido conjuntivo frouxo caracteriza se por possuir: - muitas células residentes e transigentes de diversos tipos, predominando os fibroblastos; - pouca matriz extracelular, representada principalmente por fibras colágenas delgadas e matriz extracelular fundamental (não-fibrilar); Devido à falta de uma grande população de fibras colágenas o tecido conjuntivo frouxo não é apropriado para resistir a pressões mecânicas e trações intensas. É encontrado em muitos locais do organismo, sendo as suas funções principalmente o suporte de epitélios de revestimento e glandulares e a condução de vasos e nervos.
Tipos de células do TCF Fibroblastos Os fibroblastos são células que secretam/guardam as proteínas que formam as fibras e a substância intracelular do tecido conjuntivo. Tem forma ovóide assume forma estrelada e, com atividade metabólica constante. Os fibrócitos são os fibroblastos "velhos", uma vez que não sintetizam mais as fibras como os fibroblastos, no entanto em caso de lesão, os fibrócitos voltam a forma de fibroblastos para ajudar na síntese de fibras novas e atuando na angiogênese.
Macrofagos Os macrófagos são células grandes e amebóides e tem como função a limpeza dos tecidos através da fagocitose de agentes infecciosos como as bactérias e restos de células.
Plasmocitos Os plasmócitos são células que produzem anticorpos contra substâncias estranhas que penetram no organismo. São células que migram do sangue num processo chamado diapedese.