Tecido Animal
De
Biologia
Tema: Tecidos Animais
Tecido Epitelial Sua principal função a de revestir a superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas. Esse tecido não possui vasos sanguíneos então recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. O tecido epitelial é classificado em:
Epitélios de Revestimento - Reveste a parte interna e externa do corpo, é a pele.
Epitélios Glandulares – Tem função secretora. Glândulas Exócrinas_ Eliminam a secreção sem que as células percam parte do seu protoplasma, podendo estar produzindo secreção a qualquer momento. Exemplo: glândulas salivares, lacrimais, sudoríparas. Glândulas Endócrinas_ As células perdem parte de seu protoplasma na secreção, tendo de se recompor antes de produzir as secreções novamente. Exemplo: glândulas mamárias. Glândulas Mistas_São as exócrinas e endócrinas ao mesmo tempo. Exemplo: Pâncreas.
Tecido epitelial do esôfago
Tecido Conjuntivo
Tecido responsável por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Esse tecido é classificado em:
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito (TCPD) TCPD Frouxo_ tem distribuição mais ampla pelo corpo, estando presente em praticamente todos os órgãos. É composta por células, fibras e pela substância intercelular, cicatrização. TCPD Denso_ Da resistência e forma os tendões do corpo. TCPD Adiposo_ Ajuda no isolamento térmico do organismo, reservatório energético. TCPD Hematopoiético_ Produz as células do sangue e da linfa.
Tecido Conjuntivo de Transporte Sanguíneo_ O sangue é o meio de transporte pelo qual chegam ás células corporais e/ou são retirados vários tipos de substâncias, como nutrientes, gases e hormônios. As plaquetas e os glóbulos