Tecido animal
Células indiferenciadas : células-tronco,uma célula que ainda não tem definida uma função no embrião ou no futuro organismo.
Tecido epitelial de revestimento: os tecidos epiteliais, ou simplesmente epitélios, são formados por células justapostas, firmemente unidas entre si, com pouca substância entre elas.
Tecido epitelial glandular: com função secretora, os epitélios glandulares se originam de grupos de células que proliferam a partir dos epitélios de revestimento, formando as glândulas.
Tecido conjuntivo: os tecidos conjuntivos têm origem mesodérmica . A substância intercelular, também chamada de matriz, preenche os espaços existentes entre as células dos tecidos conjuntivos.
Tecido conjuntivo hematocitopoiético : também chamado de hematocitopoiético ou reticular, esse tecido produz as células do sangue e da linfa.
Tecido conjuntivo frouxo: preenche espaços não-ocupados por outros tecidos, apoia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos, vasos sanguíneos e linfáticos.
Tecido conjuntivo denso: é pobre em substância intercelular e amorfa, porém relativamente rico em fibras, principalmente colágenas. A célula mais frequente nesse tecido é o fibroplasto.
Tecido conjuntivo cartilaginoso: ou simplesmente cartilagem , apresenta consistência firme . Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.
Tecido conjuntivo ósseo: tem função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados.
Tecido conjuntivo adiposo: a substância intercelular é reduzida, e as células, ricas em lipídios, são denominadas células adiposas.
Tecido muscular: são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros do movimentos do corpo.
Tecido muscular esquelético: é formado por miócitos multinucleados, que possuem estrias transversais, devido à disposição dos filamentos