tecesse
O Assistente Social no trabalho de rua eles verifica o que é necessário no setor e na área da saúde.
É um serviço voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas que não tem moradia, sem trabalho,família,emprego, pessoas que precisa de proteção e dependente químicos e outros.
Eles tem como assegurar o atendimento e atividades para a inserção do cidadão na sociedade para que aja um fortalecimento dos vínculos familiar , para a construção de uma vida melhor.
O serviço de atendimento é feito por uma abordagem, por uma equipe responsável , quando é solicitado pelo serviço de fiscalização urbana. Oferecendo a eles trabalho de analise das demanda dos moradores de rua , com orientação individual e orientação grupal e no encaminhamento para outros serviços, introduzindo no social.
Há também um serviço de cadastro para que as pessoas de rua consiga localizar a sua família, para um melhor acompanhamento do trabalho social.
Tem uma grande mudança nos moradores de rua, era pessoas entre 35 e 40 anos e alcolatras, Hoje o perfil é outro eles tem entre 18 e 30 anos e a maioria dependentes químicos e na maioria consumidores de droga.
O assistente social é articulador na realização da acolhida, dando a eles um suporte para que tenha acesso á documentação pessoal,no encaminhamento para a rede de serviço local, organizando a garantia de seus direitos no exercício de cidadania,para que seja colocado no mercado de trabalho, ou em um alberg, hospital, casa de acolhida e centro de recuperação aos dependentes químicos e todo aquele que necessitar.
Mas nem sempre eles querem sair das rua, preferindo a continuar no frio, chuva, violência, umilhasão sem qualquer garantia e segurança.
O Assistente Social trabalha nas ruas para que essas pessoas tenha uma chance de recomeçar com o mínimo de dignidade.
Este trabalho pó ser publico e social.