Tecendo possibilidades e transpondo barreiras em um mundo de ouvintes
SimoneBorges
Artigo apresentado ao curso de pós-graduação Lato-Sensu: Psicopedagogia instucional e clínica, da FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista sob a orientação do professor Mestre Thiago Nicolau de Araújo.
JULHO,2011
FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ
SIMONE BORGES
Artigo apresentado ao curso de pós-graduação Lato-Sensu: Psicopedagogia instucional e clínical, da FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista sob a orientação do professor Mestre Thiago Nicolau de Araújo.
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre os encontros pelos tempos do sujeito e nos leva a analisar, compreender e questionar a educação inclusiva de alunos com deficiência em específico a auditiva, em uma escola de ensino regular.
Uma vez que educar é mais que o ato de transferir informações, é dar ao indivíduo através do processo de ensino aprendizagem a possibilidade de um convívio adequado além da troca de informações levando em consideração as limitações de cada educando, respeitando suas diferenças e potencialidades.
É um recorte de um trabalho de assessoria realizado em uma escola da Rede Pública Municipal, na cidade de Novo Hamburgo, com intuito de analisar estes movimentos que se entrelaçam na comunidade escolar na perspectiva de uma escola para todos.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação – Processo – Surdez- Possibilidade
1 INTRODUÇÃO
A difícil arte da escrita. Ou da escrita da experiência. Ou tudo isso, que diz o mesmo. Que é poder resgatar e dar consistência simbólica ao vivido. Nesses últimos anos em que a Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica, habitou e tatuou meus poros, muitos olhares se deslocaram, questionamentos, pesquisas e dúvidas se manifestaram nesse corpo-palavra. E,