Tec.Quimico

404 palavras 2 páginas
Tintas de ALTO-SÓLIDOS
O atual desenvolvimento dos polímeros permite formular tintas com elevado teor de não-voláteis – são as chamadas tintas de
Alto-Sólidos (“High Solids”).
No diagrama abaixo exemplificamos duas formulações: na esquerda uma tinta convencional enquanto que na direita, uma tinta de alto-sólidos (HS).

Tinta de alto-sólidos (HS)

50 %
(volume)

30 % (volume)
9%

7%

(volume)

solventes pigmento (+ cargas)

(volume)

42 %

60 %

(volume)

(volume)

polímero
(resina)

aditivos (1%)

convencional

ALTO SÓLIDOS

Vantagens: menor emissão de solventes maior espessura por demão
Desvantagens: maior dificuldade na aplicação para obtenção de acabamentos de alto brilho
Formuladas com polímeros de menor peso molecular, tendem a ter menor resistência química e física (dependendo da natureza química do polímero)

Estas tintas são possíveis graças ao desenvolvimento de polímeros de baixa viscosidade e que assim permitem formular tintas com alta concentração de sólidos mas com viscosidade semelhante a uma tinta convencional.
As vantagens mais imediatas são: primeiramente a redução na emissão de solventes para a atmosfera e, segundo, maior espessura de filme por demão. Como conseqüência teremos redução do custo, tanto pela menor perda de solventes quanto pela maior eficiência na pintura, pois a espessura por demão pode chegar ao dobro de uma tinta convencional.
Esta é uma tendência crescente na “pintura em linha”, isto é, na pintura de equipamentos e máquinas em linha de produção (shop painting). Tintas de cura em estufa se prestam muito bem para este tipo produto.
Na pintura de estruturas no campo, também estão sendo utilizadas tintas HS pelas vantagens de economia e alto desempenho da pintura principalmente.
Há entretanto um aspecto importante a observar: facilmente se confundem as tintas HS com tintas que permitem aplicação de camada com alta espessura.
Estas últimas são na verdade formulações

Relacionados