Tec. Laboratório de Física
INTRODUÇÃO À METROLOGIA
4 de Setembro de 2014
Data do experimento
18 de Setembro de 2014
Data da entrega
INTEGRANTES:
Tadeu Rangel, Roberta Bacellar e Uallan Sabouaud
Objetivos
O objetivo do experiment foi fazer a indrodução prática a metrologia, ensinando o uso e manuseio dos seguintes estumentos de medida:
Paquimetro
Micrometro
Regua
Que foram utilizados para medir, comprimento, volume e areas de materias de diferentes formas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Cilindro de PVC, alumínio e látex;
Régua milimetrada;
Paquímetro Starret analógico;
Micrômetro Starret analógico;
Uma moeda de R$0,05 e R$0,10;
Uma esfera metálica;
Uma folha A4;
Um bloco de madeira;
Um pedaço de 10,0cm de linha.
Um fio de cabelo.
Introdução Teórica
A metrologia é a ciência das medições que abrange todos os métodos teóricos e práticos que asseguram a precisão das metidas exigida no processo produtivo.
Como fazia o homem, cerca de 4.000 anos atrás, para medir comprimentos?
As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padrão como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo e assim nasceu a metrologia. Paquímetro, um dos istrumentos usados no experiment, (grego: paqui
(espessura) e metro (medida)) ou craveira, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos num objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida na sua régua.
Para fazer uma medida com um paquímetro, posiciona-se o objeto a ser medido, logo utiliza-se a leitura da escala milimetrada e analisa-se o indicador zero do nônio para achar o ponto correspondente, e finalizando, o