tec. do concreto
ENSAIOS COM AGREGADOS GRAÚDOS: MASSA ESPECÍFICA, UNITÁRIA.
Palmas – TO
2012
SILVAN DINIZ DE CARVALHO
ENSAIOS COM AGREGADOS GRAÚDOS: MASSAS ESPECÍFICA, UNITÁRIA.
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina Tecnologia do Concreto do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, orientado pela professora Gabriela Coelho Pedreira.
18 de agosto de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
2.1 MASSA ESPECÍFICA 5
2.2 MASSA UNITÁRIA 5
3 EQUIPAMENTOS 6
3.1 MASSA ESPECÍFICA 6
3.2 MASSA UNITÁRIA 6
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
4.1 MASSA ESPECÍFICA 7
4.2 MASSA UNITÁRIA 7
5 CÁLCULOS 8
5.1 MASSA ESPECÍFICA 8
5.2 MASSA UNITÁRIA 8
6 CONCLUSÃO 10
7 BIBLIOGRAFIA 11
1 INTRODUÇÃO
Os agregados são materiais granulares, de dimensões adequadas para o uso na engenharia civil em argamassas, concretos, base para pavimentação, drenos e lastros de ferrovias.
Sua utilização em concretos e argamassas minimiza os custos, a retração e o calor de hidratação e aumenta a resistência química e a resistência à abrasão.
Este ensaio tem como objetivo a determinação da massa unitária e especifica de agregados miúdos.
A massa unitária é utilizada para conversão de traços, de concretos e argamassas, de massa para volume, já a massa especifica é utilizada para saber o valor da massa real para obter a dosagem correta do material, porque a quantidade de vazios que foram preenchidos pela água irá influenciar na resistência, no fator água/cimento, processo de cura, etc.
2 OBJETIVO
A finalidade de caracterizar os materiais através desses ensaios se faz necessário para obter dados importantes para a determinação de estudos de dosagem de concreto, argamassa e pré-misturado a frio (PMF), etc. Da mesma forma para cálculos e transformações de peso/volume.
2.1 MASSA ESPECÍFICA
Determinar o valor da massa específica do agregado graúdo por meio do frasco