Tec de seguramça
2215 palavras
9 páginas
AlineCleber
Givanildo
Josefa
Luciano
Ronaldo
EPI
Equipamento de Proteção Individual
Técnico em Segurança do Trabalho
Escola Vital
Cotia
2011
Aline
Cleber
Givanildo
Josefa
Luciano
Ronaldo
EPI
Equipamento de Proteção Individual
Trabalho sobre EPI apresentado à sala e a Professora Karen, como requisito parcial de notas, para conclusão do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho.
Técnico em Segurança do Trabalho
Escola Vital
Cotia
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. O QUE É EPI 5
3. RESPONSABILIDADES 6
4. NORMATIVAS BRASILEIRAS 7
5. COMO FAZER O EMPREGADO UTILIZAR O EPI? 7
6. RISCOS: 8
7. ALGUMAS PROFISSÕES E SEUS RISCOS ACIDENTAIS 8
8. APRESENTAÇÃO 10
9. CONCLUSÃO 11
10. FONTES 12
INTRODUÇÃO
Preservar a vida e promover condições de saúde tem sido uma preocupação da medicina moderna, daí as recomendações sobre alimentação balanceada e exercícios físicos. Nesse sentido, também entram as condições do ambiente de trabalho, principalmente no que diz respeito a atividades que possam oferecer algum risco, desde acomodações precárias, em canteiros de obras, até contato dos trabalhadores com substâncias nocivas ao organismo durante suas atividades. Este trabalho tem por objetivo explorar o tema Equipamento de Proteção Individual, fazendo uma correlação entre os riscos existentes nas atividades laborais e os equipamentos de proteção individual fabricados para a proteção dos indivíduos que as executam, melhorando o entendimento sobre esse assunto.
O QUE É EPI
Conforme Norma Regulamentadora nº.6, EPI – Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível