Teatros e Anfiteatros Romanos
Contexto Histórico da Civilização Romana
Localização: Roma que começou sendo um pequeno povoado de pastores na orla do rio Tibre, na península itálica, foi expandindo seu poder até dominar um extenso império. (figura1)
FIGURA 1:MAPA IMPÉRIO ROMANO NA ÉPOCA DA CONSTRUÇÃO DO COLISEU
FONTE: http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Mundo%20Romano&lang=3
Acesso em 03 de Setembro de 2014 as 14:32.
1.1 CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA ROMANA
A arquitetura romana, caracterizada pelo luxo e pela grandiosidade, sofreu grande influência da cultura grega. Dos etruscos, os romanos herdaram a solidez das construções. Dos povos italianos assimilaram a simetria e a harmonia resultante de formas regulares.
Os romanos introduziram novos materiais, como o uso do cimento, e também novas técnicas. O arco, desconhecido dos gregos, foi uma inovação dos romanos, utilizado, sobretudo nas construções destinadas a comemorar as grandes vitórias militares. Existem certas semelhanças entre os circos, teatros e anfiteatros da Roma Antiga. Todos eles se construíam com os mesmos materiais: pedras e argamassa romana, e tinham a finalidade de atender ao ócio e diversão dos cidadãos por meio de espetáculos.
Cada um deles tinha suas funções e formas diferentes:
• O Circo romano era usado para corridas de cavalos e quadrigas.
• O anfiteatro era usado para as lutas entre gladiadores.
• O teatro romano para as encenações de peças gregas e romanas
2 O Teatro Romano
O teatro romano era um meio e instrumento de diversão pensado para a população e por certo empregado com fim de mero entretenimento do ócio da população e também como plataforma política para os prefeitos ganharem eleições. O teatro romano diferente do grego, nunca teve o caráter educativo.
2.1 Características
As características dos teatros romanos devem-se aos teatros gregos mais antigos. Grande parte da influência arquitetônica dos romanos veio dos gregos, e o projeto estrutural do