Teatro a uva viúva
Cenário:
Um andar de uma geladeira onde se concentram os personagens, além de produtos armazenados como: caixa de leite, lata de goiabada, fatia de queijo, iogurte e outros.
Iluminação:
Podem ser usadas outras cores, quando a situação pedir: mas, na maioria das vezes, a cor seria o azulado, para efeito de frio, reforçado por jatos de gelo seco.
Personagens:
1 – VERDUGO:
Um alface um tanto quanto afetado, que sonha em estrear um musical no Mercado Municipal mas de tanto atrasar a estréia, já custou a Verdugo algumas manchinhas em sua pele que ele insiste em esconder com tinta feita de capim. Muito alegre e paciente, ele vê em Abobrinha uma amigo leal, e tem uma maneira especial de falar quando grita o seu nome: Abobrinha!
2 – OLERÁCEO:
Um fruto de açaí intelectual que está mais para almofadinha e vive citando máximas conforme a ocasião. Todo empertigado, gosta de mostrar que é conhecedor das coisas.
3 – UVONILDA:
Uma uva que, preocupada em não terminar os seus dias sem companhia, vive enchendo o paneiro do açaí, solicitando que ele a faça participar do show de Verdugo.
4 – ABOBRINHA:
Uma abóbora atrapalhada. Principal causa do atraso da peça de Verdugo. Vez em quando faz uma mancada mandando tudo para o espaço. E é um grande bajulador do alface. Tem uma risada engraçada: iaca, iaca, iaca.
5 – SANFONA:
Uma lagarta “carnívora” que entrou por acaso na geladeira em verduras mal lavadas. Vive reclamando do clima frio, usa cachecol e sofre de rinite.
6 – VAQUINHA:
A Vaquinha da caixa de leite tem uma participação bem pequena e é manipulada como fantoche. Fica imóvel quase toda a peça e entra apenas no final. Para criar algum efeito em um público mais observador, pode-se movimentar seus olhos, vez em quando, como se observasse o desenrolar da trama, durante a peça.
Observação: Em se tratando de uma peça inédita, se apresentação ficar longa, a mesma poderá ser dividida em dois atos, ficando isso a