Teatro na Escola
‘Inovando caminhos para a prática educativa’
I. Introdução Nossa proposta é apresentar a essa unidade um novo padrão de Coordenação cujo foco é o enriquecimento da aprendizagem, fundamentado em princípios como: democracia, participação e autonomia, mobilizando alunos, professores, gestores, profissionais de apoio e comunidade num movimento coletivo. Com esse novo olhar, o Coordenador de Apoio Pedagógico, junto aos sujeitos envolvidos no ato educacional, que associados a esses anseios, envidando esforços para a construção dessa escola modelo.
Em breves palavras compreende-se que a atuação do Coordenador de Apoio Pedagógico se coaduna com outras ações, em campos diferenciados, mas com o mesmo compromisso: empreender esforços para fortalecer as ações docentes e, conseqüentemente, a aprendizagem dos alunos.
I.
II. Proposta
Através da uma Coordenadoria de Apoio Pedagógico oferecemos a esta unidade educacional a proposta de inserir de forma diferenciada atividades para enriquecimento curricular de seus alunos. Essa atividade hoje é de fundamental importância, pois reside na junção de orientações e informações pertinentes e facilitadoras da prática a ser desenvolvida por todos os profissionais envolvidos no processo ensino/aprendizagem.
A Coordenação de Apoio Pedagógico vem a exercer uma ação dinamizadora que possibilita a integração das várias dimensões pedagógicas, a fim de estimular a renovação e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, visando à garantia do sucesso de todos os alunos.
Por estar flutuando entre a realidade do alunado e dos professores, como Coordenador de Apoio Pedagógico é possível agir de forma peculiar na organização e gestão dos trabalhos pedagógicos, assim como através de uma postura crítica-reflexiva, em face da realidade cotidiana encontrada na escola.
Nesses 17 anos de experiência com crianças e adolescentes, nas várias