Team work
A eficácia dos grupos em organizações complexas
Gonçalo Monteiro de Aguiar
Inês Sollari Allegro
Miguel Lobo de Macedo
27-03-2011
* Índice
1. Introdução 3 2. Modelos de Equipas Eficazes 3 Performance vs Eficácia 3 Input–Process-Outcome (IPO) 4 Modelos Normativos 4 Input-Mediator-Output-Input (IMOI) 4 3. Modelo CTEF 5 Condições 5 Processos 6 Comportamentos centrados nas tarefas 6 Comportamentos centrados na equipa 6 Resultados 7 Resultado do Trabalho - Task Outcomes 7 Resultado da Equipa - Team Outcomes 7 4. Conclusão 8
Introdução
O artigo científico “Team Effectiveness in Complex Settings: A Framework” apresenta a teoria dos autores sobre a eficácia dos grupos em organizações complexas recorrendo ao exemplo das forças militares.
Quando se fala em organizações complexas é normal que as pessoas pensem tratar-se de uma empresa com uma dimensão considerável. A verdade é que raramente se associa a expressão “organização complexa” a um exército, à actividade militar. Este facto é compreensível, muitas vezes pela simples razão de muitas pessoas não terem conhecimento do que é coordenar um exércit. No nosso ponto de vista, um exército pode ser visto como o caso extremo em que o sucesso depende significativamente da eficácia do trabalho em equipa, dos grupos que o constituem. A razão prende-se com o facto de no exército esta dependência poder significar a vida ou morte de soldados enquanto que numa empresa - uma organização complexa com a qual nos confrontamos diariamente– o insucesso dos grupos pode levar à falência, ao fracasso da organização mas não de vidas humanas.
Modelos de Equipas Eficazes
Apesar do estudo do tema decorrer há mais de 50 anos, não se consegue chegar a um modelo consensual principalmente devido à ambiguidade dos conceitos utilizados. Contudo, é frequente recorrer-se à performance e eficácia para avaliar e descrever o trabalho em equipa.
Performance vs Eficácia