Teagonia Grega
Ao vencer o pai, Cronos manda para o Tártaro alguns de seus irmãos para que não fosse vencido. Gáia irritada amaldiçoa-o com uma profecia em que seus filhos iriam destrona-lo. Cronos se casa com sua irmã titã Réia e com medo da profecia ele passa a devorar os filhos para ficarem presos em seu estômago, pois eram imortais.
Quando Zeus estava pra nascer Réia decidiu salva-lo, então com a ajuda de Gáia, ela esconde o filho em Creta e da pra Cronos uma pedra enrolada em panos, que é devorada.
Ao atingir a maioridade Zeus se passa por um viajante para se aproximar de Cronos enganando-o. Então Zeus envenena Cronos para que ele vomite os outros filhos ( já adultos). Esses Deuses que saíram de Cronos travam uma guerra contra seu pai, a Titanomaquia.
Após sairem vitorios os deuses passam a governar o olímpo e mandam Cronos e seus aliados para o Tártaro. Ao final da Guerra foi decidido que Zeus ficaria com o céu, Poseidon com o oceano e Hades com o reino dos mortos.
Junto com o céu Zeus se tornou o líder do deuses e ele se casou com Métis, filha dos titães Tétis e Oceanus, então Gáia profetiza ele dizendo que seus filhos seriam mais poderosos e o destronariam. A partir daí Zeus passa a desconfiar de sua esposa, então convence ela a virar uma mosca e logo após da transformação Zeus a engole.
Só que Métis estava gravida e continuou a gestação na cabeça de Zeus, e após um tempo ele passa a sentir uma forte dor na cabeça e ao feri-la saiu a filha dele, Atena a deusa da sabedoria.
A partir daí Zeus passa a zelar pela sociedade e a ser venerado pelos humanos.
Fonte: NERDCAST 205A – TEOGONIA DA MITOLOGIA GREGA Raphael