Tea de calculos aplicados de funções
Do total de figurinhas que eu possuía, já não possuo mais, ou seja, estou sem delas, como demonstrado abaixo: 1 representa a fração total das figurinhas e é a fração que não está mais comigo. Subtraindo um valor do outro temos:
Logo representa a parte que ficou comigo.
Se soubéssemos o total de figurinhas e o multiplicássemos por , naturalmente iríamos obter 72, então se dividirmos 72 por iremos obter a quantidade total de figurinhas: Se a quantidade total de figurinhas é igual a 420, então disto será: Então: Foram dadas 168 figurinhas ao meu irmão. (2) Um grande depósito foi esvaziado a um terço da sua capacidade e mais tarde, do que sobrou foram retirados três quartos. Sabe-se que o reservatório ainda ficou com vinte mil litros de água. Qual é a capacidade total deste reservatório?
Primeiramente o reservatório foi deixado com da sua capacidade e depois se reduziu este volume em do que havia restado, podemos então montar a seguinte sentença matemática: Que pode ser resumida a: Se multiplicarmos a capacidade total do reservatório por , iremos obter os 20000 litros que restam nele, obviamente realizando a operação inversa, se dividirmos os 20000 por iremos obter a capacidade total do depósito: Portanto: A capacidade total deste reservatório é de 240 mil litros. (3) Se eu conseguir reduzir do valor de um produto, um quinto deste preço à vista e pagar R$ 128,00 por quatro das nove parcelas. Qual é o preço total do produto sem este desconto?
Se de 1 que representa a fração total do preço do produto, subtrairmos do mesmo ficaremos apenas com :
As quatro das nove parcelas equivalem a dos : Ou seja, os R$ 128,00 equivalem a do preço total sem o desconto. Fazendo a operação inversa, se dividirmos esta quantia por esta fração, iremos obter o preço total do