TEA 5 MKT
Faça uma breve pesquisa sobre Marcos Cobra e suas principais correntes teóricas à respeito do Marketing nos dias atuais.
Marcos Cobra atualmente é professor titular da Fundação Getulio Vargas - SP e Presidente da Associación Latino Americana de Acadêmicos de Marketing. Foi chefe do departamento de Mercadologia da FGV-SP por 4 anos. É autor de 47 livros de Marketing, Vendas e Administração pelas editoras Atlas, McGraw-Hill, Saraiva e Marcos Cobra. Participante de mais de 100 bancas de teses e doutorados. É referência acadêmica em Marketing.
¨Marketing é a atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca¨.
Fazer marketing no Brasil não é fácil. É preciso muito conhecimento sociológico, antropológico e, sobretudo, mercadológico para entender as idiossincrasias de um país com uma das maiores dimensões territoriais do mundo e por outro lado, com costumes e hábitos bastante diferenciados. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o gosto pelo chimarrão, tem mais a ver com nossos vizinhos argentinos, uruguaios e paraguaios do que com os vizinhos paranaenses ou catarinenses.
O comportamento do consumidor do sudeste, por seu turno, é largamente influenciado por hábitos mais cosmopolitas, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, em que a ênfase há muito deixou de ser a indústria ou serviço público para focar serviços em geral. Já Minas Gerais tem peculiaridades que a distingue do resto do país, com uma produção leiteira e consumo de queijo de fazer inveja a qualquer suíço. E Minas é um dos estados brasileiros em que o número de mulheres é maior do que o de homens, portanto, o mercado de produtos e serviços femininos exige um esforço de marketing específico. Por seu turno, a Bahia é diferente do restante do nordeste, enquanto o carnaval baiano se rivaliza com o do Rio de Janeiro e com o frevo do Recife, o restante do nordeste dá importância a sua maior festa, a de São João, a maior comemoração junina