TDE DE PSICOLOGIA
1) Comportamento influenciado pelo ID: dada a definição de Id como a parte biológica(nasce com o indivíduo), impulsiva, irracional, instintiva, temos a manifestação deste nas cenas em que a coleira de Danny é retirada e automaticamente ele começa a bater nas pessoas com o objetivo de matá-las. É um comportamento imoral e caótico.
Comportamento influenciado pelo Superego: uma vez que o Superego é oposto ao Id, temos a manifestação deste na cena em que Danny tem a chance de matar tio Bart mas não mata. Apesar de estar habituado com o homicídeo, quando tem a chance de tirar a vida do homem que lhe fez tão mal, o seu Superego não o permite. Outro exemplo, é a cena em que Danny está no mercado e tem a chance de roubar o produto, porém vai ao caixa pagar. A conduta moral, os valores, sentimento de culpa, remorso, característicos do Superego explicam tal atitude.
2) Conteúdos Conscientes: definido como acontecimentos imediatos, os quais acontecem naquele exato momento, temos aqui as cenas em que Danny está “pronto para matar”, é de seu conhecimento que naquele momento seu único objetivo é esse. É possível perceber também em outras cenas, que o consciente de Danny o “dizia” que ele era um “animal”, comportava-se como um cachorro pois assim foi tratado por muito tempo por tio Bart. Isso fica evidente nas cenas em que desconhecia o uso de talheres e se alimentava como um animal (direto com a boca ou usava as mãos).
Conteúdos Inconscientes: definido como os elementos que não são acessíveis mas que influenciam indiretamente no comportamento da pessoa, pode-se dizer que as cenas em que escuta a música que sua mãe costumava tocar no piano sendo tocada por outra pessoa, é uma manifestação da inconsciência. Mesmo sem saber de onde conhecia a música, quem a tocava, tinha o sentimento de conhecê-la de algum lugar. No decorrer do filme vemos que tal memória vai ser trazida do inconsciente para o consciente (com uma dificuldade).