TDE Auditoria Contábil
Planejamento da Auditoria das Demonstrações Contábeis
Esta Norma trata da responsabilidade do auditor no planejamento da auditoria das demonstrações contábeis, esta Norma está escrita no contexto de auditorias recorrentes, outras considerações da auditoria inicial são apresentadas separadamente. O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Um planejamento adequado é benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis de várias maneiras.
A) Atividades Preliminares do Trabalho
Realizar as atividades preliminares do trabalho de auditoria especificadas no início do trabalho de auditoria corrente auxilia o auditor na identificação e avaliação de eventos ou situações que possam afetar adversamente a capacidade do auditor de planejar e realizar o trabalho de auditoria. A realização dessas atividades preliminares permite ao auditor planejar o trabalho de auditoria para o qual, por exemplo:
(a) o auditor mantém a necessária independência e capacidade para realizar o trabalho;
(b) não há problemas de integridade da administração que possam afetar a disposição do auditor de continuar o trabalho;
(c) não há desentendimentos com o cliente em relação aos termos do trabalho. A avaliação pelo auditor da continuidade do relacionamento com o cliente e de requisitos éticos, incluindo independência, ocorre ao longo do trabalho de auditoria à medida que mudam as circunstâncias e as condições. A aplicação de procedimentos iniciais sobre a continuidade do cliente e a avaliação de requisitos éticos (inclusive independência) no início do trabalho de auditoria corrente significa que estes devem estar concluídos antes da realização de outras atividades importantes para esse trabalho.
Em relação ao assunto, Trata-se das responsabilidades especificas do auditor em relação aos procedimentos de controle de qualidade da auditoria de demonstrações contábeis.
O auditor deve realizar as