TDE Anatomia 4
Semelhanças e diferenças entre humanos e equinos
Apesar das diferenças fisiológicas entre humanos e cavalos (figura acima), existem muitas semelhanças entre suas estruturas ósseas, como por exemplo a articulação do dos joelhos, ambas são dividias (de forma rudimentar) entre: 4 Ossos (fêmur, patela, tíbia e fíbula), ligamentos, meniscos e músculos .
Obs: Nos cavalos, o que vemos como "joelho", na verdade, é a articulação tibio-tarsal, o joelho fica acima, aonde fica o que chamamos de "coxa", na articulação femur-tibiopatelar.
Comparativos com relação há :
Movimento:
Existem dois tipos de movimentos que serão levados em questão, a flexão e a extensão, a flexão é o movimento que aproxima a face posterior da perna da face posterior da coxa, durante a flexão, os meniscos são tracionados para trás, o movimento ocorre no plano sagital entre os côndilos do fêmur e da tíbia, já a extensão é o movimento que afasta a face posterior da perna da face posterior da coxa, corresponde ao retorno a partir de sua flexão e ocorre no plano sagital, durante a extensão, os meniscos são tracionados para frente. Em equinos: A movimentação nos cavalos é a mesma das em humanos (flexão e extensão), porem muito mais limitadas, por ser o joelho (que visualmente vemos como a coxa do cavalo) rente com os quadris, sua movimentação e reduzida, não se dobrando completamente nem quando o animal está deitado (ou sentado).
Ligamentos e menisco:
Ligamento Cruzado Anterior (LCA) - está localizado na parte central da cápsula articular, fora da cavidade sinovial, tem como função ajudar na estabilidade do joelho e prevenir o deslizamento anterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur. Em equinos: Tem origem na parte anterior da área intercôndilar da tíbia, dai se dirige para cima, para trâs e lateralmente, inserindo-se na fase medial do côndilo lateral do fêmur. Tem como função impedir o deslocamento posterior do fêmur sobre a tíbia e a hiperflexão do joelho.
Ligamento Cruzado