TDAH
Instituto de Ciências Humanas – ICH
Graduação em Psicologia
TDAH
Brasília, 2013.
Universidade Paulista – Unip
Instituto de Ciências Humanas – ICH
Graduação em Psicologia
TDAH
Trabalho apresentado à disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, do curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista – Unip.
Brasília, 2013.
Sumário
1. Introdução
O trabalho a seguir tem como finalidade apresentar causas, características, sintomas e tratamento de um transtorno conhecido como TDAH. O transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade, afeta cerca de 3 a 7% das crianças em fase escolar.
Crianças que são diagnosticadas com TDAH são facilmente identificadas em casa e também na escola. O TDAH é classificado por seus sinais fortes de falta de atenção, inquietude e impulsividade. Mais nem só por estes características devemos diagnosticar as crianças ou nós mesmos. Ao identificar as possíveis características, sendo que estas estão se prolongando por vários meses, o primeiro contato deve ser com um médico. Ao mesmo tempo é importante estar atento, pois estes comportamentos podem estar associados a diversos problemas nas relações das crianças com seus pais ou colegas, problemas na escola também são causas frequentes. Também podem ser diagnosticados outros transtornos comuns na infância e adolescência com os mesmos sintomas. Por todos esses motivos é muito importante um diagnóstico médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, medicamentoso ou não.
A Hiperatividade é o componente mais crítico do TDAH infantil. A criança hiperativa mostra um grau de agitação bem superior ao encontrado em outras crianças da mesma idade e prejudica especialmente o desenvolvimento da alfabetização e até mesmo o convívio em casa.
A forma como o cérebro funciona é uma parte importante do problema de quem tem TDAH.