TDAH
Tema: A importância do conhecimento docente sobre TDAH no cotidiano escolar dos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: TDAH. Docente. Aprendizagem.
Introdução:
O trabalho pretende mostrar a importância do conhecimento docente sobre TDAH e a intervenção que o professor pode ter na construção do conhecimento do aluno com esse diagnóstico. O intuito é poder orientar e ajudar os professores dos anos iniciais do ensino fundamental a entenderam e compreenderem o aluno com esse transtorno.
Busco também esclarecer conceito, causas, consequências e como o professor pode identificar uma criança com TDAH, diferenciando-a do aluno indisciplinado, quais as suas particularidades e qual o tratamento dado a esse aluno. Através da conscientização, podemos ser agentes de transformação no ambiente escolar.
Justificativa:
A escolha do tema justifica-se pelo fato do meu filho ter sido diagnosticado com TDAH, devido a baixo rendimento escolar e alguns comportamentos como falta de atenção e, em outra ocasião foi examinado com ausência do transtorno. Isso despertou o meu interesse sobre o tema escolhido. Como o transtorno afeta diretamente a aprendizagem do aluno, tenho interesse em pesquisar o nível de conhecimento dos profissionais da educação, que lidam diretamente com a criança dos anos iniciais do ensino fundamental, como eles estão reconhecendo e lidando, dentro da sala de aula, com possíveis casos de TDAH.
Objetivo Geral:
. Analisar as relações implicadas do aluno TDAH com a prática docente.
Objetivos Específicos: . Discriminar quais são as manifestações sintomáticas do TDAH.
. Avaliar se os professores são capazes de reconhecer e lidar com um aluno TDAH.
Fundamentação Teórica:
O TDAH é caracterizado pelos sintomas de distração, impulsividade, e hiperatividade física ou mental.