tdah e alfabetização
Lílian Pires dos Santos¹
RESUMO
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações sociais primárias de crianças portadoras de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), como a família, a escola, o professor e as outras crianças e também o seu desenvolvimento durante a fase de alfabetização. Como lidar com essas crianças nesta fase tão importante para sua vida futura? Não é um manual e sim considerações que são relevantes para o desenvolvimento da infância superando ou não obstáculos que estão a todo momento sendo apresentados a essas crianças com este transtorno.
Palavras-chave: Família.Escola.Professor.Afetividade
ABSTRACT
This paper presents a reflection on the primary social relationships of children with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), such as the family, the school, the teacher and the other children and also their development during the literacy. How to deal with these children at this stage so important to your future life? There is a manual and yes considerations that are relevant to the development of childhood overcoming obstacles or not they are at all times and presented to these children with this disorder.
Keywords: Family. School. Teacher. Affection
OBJETIVO GERAL
Reconhecer que as relações primarias com afetividade afetam diretamente o desenvolvimento cognitivo e ao conhecimento necessário a fase de alfabetização de uma criança com TDAH.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar as relações sócias primárias de uma criança com TDAH;
Propor a afetividade como meio para o sucesso na alfabetização da criança com TDAH:
Apontar características de crianças com TDAH;
Sugerir ações que possibilitam a melhor compreensão durante a fase de alfabetização.
INTRODUÇÃO
O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade é conhecido há aproximadamente cem anos, contudo, sua caracterização clínica não está finalizada. Em 1902, o médico inglês, G.