Tcp/ip
De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados na internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.
O que podemos fazer confusão é a respeito do que cada um faz, ou seja, o TCP faz um papel diferente do IP e vice-versa, cada qual com um papel especifico mas com sobrevivência mutua e sempre "ajudado" por protocolos semelhantes. Na realidade podemos até mesmo estudar os dois protocolos separadamente.
O TCP/IP foi adotado como o protocolo padrão em todo mundo na comunicação com a Internet. Algumas empresas podem implementar seus próprios protocolos de comunicação em redes internas, se quiserem, mas para a comunicação com a Internet deverão adaptar seus equipamentos a fim de operar em TCP/IP.
Na realidade, o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, internet e interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.
APLICAÇÃO
Essa camada é utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede. Nela, você encontra outros protocolos como SMTP (e-mail), FTP (transferência de arquivos) e o famoso HTTP (para navegar na internet).
Esta camada faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte. Quando um programa cliente de e-mail quer fazer o download dos e-mails que estão armazenados no servidor de e-mail, ele irá efetuar esse pedido para a camada de aplicação do TCP/IP, onde é