TCP/IP
Mesmo que dois computadores estejam ligados a uma mesma rede, eles não vão conseguir se comunicar sem o uso de um "idioma" comum. E na internet essa é a função do TCP/IP, um conjunto de protocolos criado para ser um recurso da ARPANET. Dessa forma, os computadores conseguem enviar e receber informações – que vão desde um email até uma página que se carrega no navegador.
O que é TCP/IP ?
O modelo utilizado pelo TCP/IP é o de cliente/servidor, no qual um computador envia solicitações, como carregar uma página da web, a um outro computador. O TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) é o responsável por quebrar uma mensagem em partes menores, enviando-as pela internet. O computador que recebe esses pacotes de informação utiliza outra ferramenta do TCP para reunir estes dados na mensagem original.
Para que esses pacotes cheguem ao destino certo, utiliza-se o IP (Protocolo de Interconexão), que fornece o endereço certo para a entrega das informações. Nesse processo, os fragmentos da mensagem original podem até tomar rotas diferentes, mas chegarão ao mesmo destino para que a informação esteja completa.
Em outras camadas presentes nesse grupo de protocolos está o HTTP, usado para internet, o FTP, protocolo que transfere arquivos, o UDP, que é mais rápido que o TCP devido a não usar um sistema de resposta, e o próprio SMTP, responsável por enviar e receber mensagens de email.
O TCP/IP é o padrão mais aceito hoje pelos sistemas operacionais e redes, além de ser através desse conjunto de protocolos que é possível se conectar à internet.
Camada de Aplicação : Esta camada faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte. Existem vários protocolos que operam na camada de aplicação. Os mais conhecidos são o HTTP (HyperText Transfer Protocol, Protocolo de Transferência Hipertexto), o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo Simples de Transferência de Correspondência), o FTP (File Transfer Protocol, Protoloco de Transferência