Tcm si
As principais atividades do processo logístico englobam desde a produção até a distribuição, passando pela gestão de estoques e a armazenagem. Tudo deve estar alinhado e sincronizado para que possamos falar que existe alguma logística em nossa operação.
Essa sincronia e alinhamento estão também ligados à satisfação, ponto importante para o sucesso de uma empresa e para que ele seja eficiente são necessários sistemas que estudem o comportamento do seu cliente.
Por isso vamos apresentar agora o CRM - customer relationship management, um sistema que cuida diretamente do relacionamento entre empresa e cliente.
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 CONCEITO DE CRM – (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Para Kotler (2006, p.151), além do trabalho em parceria, a chamada gestão de relacionamento com o parceiro (partner relationship managent – PRM), muitas empresas estão decididas a desenvolver vínculos mais fortes com o cliente.
O CRM - customer relationship management - é uma estratégia de gestão de negócios através do relacionamento com o cliente, para a realização de maior lucratividade e ganhos de vantagem competitiva, destacando para isto a participação da tecnologia como forma de automatizar os diversos processos de negócio, como vendas, marketing, serviços ao consumidor e suporte de campo.
1.2 TECNOLOGIA
O CRM integra pessoas, processos e tecnologia para aperfeiçoar o gerenciamento de todos os relacionamentos, incluindo consumidores, parceiros de negócios e canais de distribuição. Com isso as informações chegam a tempo real, já que seu alvo é o relacionamento aproximado ou também a individualidade com que é tratado cada cliente.
Madruga, Chi, Simões, Teixeira, (2006 p. 117), o CRM foi criado nos anos 1990 pela indústria de software, foi logo adotado pelas empresas como solução de negócios passando a ser utilizado como orientação empresarial.
Em termos de TI, o CRM é um