tcm de auditoria e normatização
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MARISTELA DE BRITO TAVARES – RA 216102012
AUDITORIA,nORMATIZAÇÃO E cERTIFICAÇÃO.
PORTIFÓLIO 01
Guarulhos
2013
MARISTELA DE BRITO TAVARES
AUDITORIA,nORMATIZAÇÃO E cERTIFICAÇÃO.
PORTIFÓLIO 01
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Auditoria,Normatização e Certificação.
Profº Domingos R.T. Gonçalves
Guarulhos
2013
ATIVIDADE PROPOSTA.
1. Quando se deve solicitar uma pré-auditoria de certificação?
Durante a fase final de implantação do Sistema de BPF de acordo com Manual de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimento de Produtos .
2. Para que serve a pré-Auditoria?
No início da década de 90, as empresas solicitavam a auditoria de certificação à FCAV(Fundação Carlos Alberto Vanzolini) sem nenhuma checagem prévia. Normalmente os auditores detectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influenciavam a qualidade. Nestes casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a empresa e uma certa decepção.
Muitas vezes, os problemas advinham de uma incorreta interpretação da norma para o setor de negócio da empresa. Com esta experiência adquirida, os organismos certificadores em todo o mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de na certificação por problemas de adequação – estas análises prévias são as chamadas pré-Auditorias.
3. Como é feita a pré-Auditoria?
A pré-auditoria segue basicamente os mesmos passos da auditoria inicial. Este é o primeiro contato “in loco” com a equipe auditora e serve para “quebrar o gelo”, diminuindo a ansiedade da empresa. Na