Tcd – trabalho de conclusão de disciplina
DISCIPLINA:
Educação Inclusiva
Objetivo:
Reconhecer a importância da Educação Inclusiva nas instituições de ensino, a fim de proporcionar a igualdade de oportunidades, mediante a diversificação dos serviços educacionais, de modo a atender as diferenças individuais dos alunos, através de leitura e pesquisas.
Justificativa:
A presente pesquisa justifica-se a partir do momento em que entende-se a Educação Inclusiva como um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, compromissada com a reestruturação das bases ideológicas e práticas que sustentam o atual sistema de ensino em favor da inclusão.
A escola inclusiva não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia em termos de valores perfeitos e não perfeitos, normais e anormais, mas ao contrário busca repensar o que seja perfeição e normalidade, assim como os critérios que baseiam tais definições, muitas vezes, baseados em premissas retrógadas, estigmatizadas, eticamente descomprometidas e prejudiciais ao desenvolvimento do educando.
Desenvolvimento:
Toda proposta de Educação Inclusiva pode ser encarada, antes de qualquer coisa, como uma proposta transformadora e necessária a uma educação voltada para todos, de forma que qualquer educando que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica.
O fato de a escola inclusiva ter de se organizar para atender alunos não apenas ditos “normais”, mas também portadores de deficiências múltiplos promovem alterações extremamente positivas nos processos de socialização que se desenvolvem no contexto escolar. É possível perceber, dentre outras alterações, uma mudança positiva no sentido de permitir a alunos, professores e demais componentes da equipe escolar a possibilidade de conviver e