Tcd motorola
Estudo de caso lll recuperação Objetivo:
O objetivo deste trabalho é entender como a Motorola conseguiu se tornar uma empresa referencia no mercado interno e externo.
Justificativa:
Este trabalho é fundamental para que o aluno compartilhe com uma empresa de grande porte alguns motivos para o seu sucesso e aplique no seu dia a dia como administrador.
Introdução:
A Motorola, líder mundial na tecnologia de comunicações móveis, percebeu que a concorrência estava sempre um passo à frente, em um primeiro momento, decidiram abandonar algumas áreas de negócios e, chegaram a considerar uma fusão das operações de semicondutores com a Toshiba. Finalmente, consideraram que, para reconquistar a posição perdida no mercado, seria necessário bolar uma estratégia em duas partes: aprender com os japoneses e logo após, competir com eles. Inicialmente, algumas metas foram estabelecidas como baixar preços, melhorar a qualidade e recuperar a posição perdida. Para tal, gerentes viajaram o mundo, inclusive para o Japão, com vistas a conhecer mais de perto outras empresas japonesas, e, até mesmo, estudar a própria operação japonesa da Motorola. Esta estratégia os levou a perceber que deveriam esquecer as velhas maneiras de fazer negócios e reinventar totalmente a empresa.
Desenvolvimento
De acordo com o texto, as indústrias japonesas, a cada dia, ganhavam mais espaço no mercado, porque vendiam telefones e pagers de baixo preço e alta qualidade, o que fez com que, aquelas empresas que queriam tornar-se competitivas, adotassem a mesma estratégia.
O benchmarking foi sem dúvida a melhor opção estratégica que a Motorola poderia adotar uma vez que, as empresas japonesas são referência na utilização de metodologias e ferramentas de qualidade. As práticas observadas e aplicadas na Motorola impulsionaram a empresa rumo a excelência.
O investimento em treinamentos