Tcd metodologia de história e geografia
Tema
Os primeiros contatos dos índios e dos europeus
Objetivo
Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida dos indígenas e o modo de vida europeu, conhecer exemplos de documentos que registram os primeiros contatos.
Justificativa
Desconstruir possíveis equívocos de imagens estereotipadas e freqüentemente caricaturas que os alunos eventualmente possam ter dos índios, da sua cultura e das suas formas de vida.
Além disso, o aluno conhecerá exemplos de influencias indígenas no seu cotidiano aprendendo a ter atitudes de respeito às diferenças sociais.
Introdução
O conteúdo que será desenvolvido será a viagem dos europeus até o Brasil, os primeiros contatos com os povos indígenas, como o índio foi visto pelo europeu e a leitura de documentos.
Desenvolvimento
A aula será realizada em dois momentos:
Teórico: leitura e análise de documentos, interpretação de música e pintura, debates e troca de idéias.
Prático: construir quadro em grupo sobre o encontro dos portugueses com os índios, criação de poema ressaltando as influências indígenas nos dias atuais e a relevância da diversidade cultural do Brasil.
Exposição dos trabalhos para os colegas dos anos iniciais.
Considerações
Conversa informal sobre o que sabem sobre os índios e os portugueses, mostrar no mapa mundi ao trajeto percorrido pelos europeus, mostrar cópia da tela de Oscar Pereira da Silva, feita em 1904, intitulada Desembarque de Cabral em Porto Seguro que demonstra os índios nus e os portugueses de roupas.
Ouvir e cantar a musica Chegança (Antônio Nóbrega e Wilson Freire) que relata que entre brancos e índios não ouve apenas troca cultural, mas também conflitos, guerras e exploração.
Examinar documento que é um relato de Hans Stand que faz conhecer as culturas indígenas na época do descobrimento.
Pedirei que os alunos em grupos componham uma pintura onde retratarão a chegada dos portugueses vista a seus olhos.
Fazer poema