Tcc
Fundamentação Teórica:
No entendimento de Lubben, (1989) “JIT pode ser descrito como uma filosofia de administração que está constantemente enfocando a eficiência e integração do sistema de manufatura utilizando o processo mais simples possível”.
A filosofia just-in-time, segundo Corrêa e Gianesi (1996), surgiu após a Segunda Guerra, no Japão isto por volta dos meados da década de 70, durante a crise gerada pelo período pós-guerra. Neste período, a indústria japonesa se encontrava passando por grandes problemas com a produtividade e a falta de recursos, o que não viabilizava a implementação dos sistemas tradicionais de produção, que são modelos de produção em massa. A implementação de uma nova filosofia de administração de processos começava a ser desenvolvida a partir dessa analise.
O JIT é muito mais do que uma técnica ou conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa “filosofia”, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. (GIANESE & CORRÊA, 1993).
Foi a Toyota Motors Company uma das empresas a desenvolver e evoluir os seus pensamentos de produção diferente do principal modelo utilizado neste período. Na década de 70, segundo Ohno (1997), o sistema Just-in-time passa a ser utilizado como um eficiente sistema capaz de otimizar o uso de recursos de capital, mão-de-obra e redução de estoques. Esse sistema em si é uma evolução de sistemas existentes utilizados para desenvolver e operar manufaturas, pois, à medida que as empresas se expandem, há a necessidade de alterar antigos procedimentos e funções e incluir novos.
Traduzido para o português o termo just in time significa, ‘no momento certo’, ou seja, no tempo exato estabelecido, em um processo de produtivo isto significa que os