tcc unip engenharia civil
Nome: Daiani R. de Oliveira
Nome: Vanessa A. Consulleti
Nome: Rafael Rosine
SUSTENTABILIDADE - APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
A superfície do planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda a água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para o nosso consumo, sendo que a maior parte está em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para o nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aquíferos.
Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.
Visto isso, uma das formas de se economizar água é fazer o aproveitamento de Água da Chuva, e para isso você pode construir e instalar um sistema usando a tecnologia da Minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527: 2007 “Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis”.
Os principais objetivos do Aproveitamento da Água da Chuva são:
• Incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água da chuva;
• Fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de Aproveitamento da Água da Chuva;
• Minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
• Usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
• Usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e