TCC UFSC 2009
Joana Vieira Hazan
Acadêmica do Curso de Psicologia da UFSC
Resumo:
O artigo em questão apresenta o relato de experiência de uma acadêmica do curso de psicologia na área de gestão de pessoas de uma empresa de grande porte de Santa Catarina. Com o intuito de fortalecer a competitividade empresarial, os subsistemas da área de gestão de pessoas foram desenvolvidos estrategicamente com base na abordagem da gestalt-terapia, na qual o homem é visto como sujeito que se faz nas suas relações com o meio. Com base nessa perspectiva, pode-se perceber as inter-relações existentes entre organização, funcionários e o negócio da empresa; e partindo desta compreensão, desenvolveu-se o trabalho do psicólogo alinhado aos objetivo da empresa e a satisfação das necessidades dos funcionários, o que possibilitou o fortalecimento da competitividade empresarial.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas – Competitividade Empresarial – Abordagem Gestáltica.
1. Introdução:
O presente artigo é fruto da experiência de uma discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina que atuou durante um semestre na área de Recursos Humanos de uma empresa de grande porte. Esse trabalho visa identificar, através da abordagem da Gestalt Terapia, o desenvolvimento estratégico de gestão de pessoas no fortalecimento da competitividade empresarial e na diminuição dos custos com pessoal.
O conceito de estratégia possui diferentes significados que variam conforme o contexto o qual é utilizado. Políticas, metas e objetivos são exemplos de significações que exprimem o sentido de estratégia. (Camargo & Dias, 2003). No presente trabalho, utilizou-se o conceito de estratégia como sendo um conjunto de práticas capazes de trazer como conseqüência a administração de vantagens competitivas.
Tendo em vista o atual ambiente competitivo e o nivelamento do potencial