Tcc Técnico em Meio ambiente
Felipe Sandrin felipe.r2f@gmail.com 1 Introdução
No setor de Almoxarifado desenvolvi um projeto, priorizei a oportunidade de reduzir a geração de resíduos. Em seguida, estudei os resíduos. Com esses resultados elaborei modelos de Plano de Gerenciamento de Resíduo para os paletes de madeira.
2 Desenvolvimento do Trabalho
O trabalho consiste em reaproveitar os paletes diversos, originados de fornecedores, tendo um retorno positivo para a empresa e o meio ambiente. Num primeiro momento, orientando os funcionários, em seguida diagnosticar os problemas, estudar o caso, plano de gerenciamento, segregação, acondicionamento, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, transporte e disposição final. A seguir são detalhadas cada uma das fases.
2.1 Fase 1- Curso Teórico
Durante 5 meses foram ministradas aulas teóricas para um grupo de profissionais escolhidos dentro das empresas participantes. As aulas tinham o objetivo de acrescentar ao conhecimento prático desses profissionais o conhecimento teórico, atualizá-los, e, além disso, obter um nivelamento de todo o grupo para facilitar o andamento dos trabalhos.
2.2 Fase 2- Diagnóstico
Na etapa do Diagnóstico o objetivo é claro: obter uma fotografia ambiental atual da empresa e, nesse caso particular, da obra que será objeto de estudo. Os Consultores auxiliam na formação do ecotime em cada empresa e buscam, juntamente com o ecotime, as respostas para o preenchimento correto do Diagnóstico. Ao término desse processo, os documentos preenchidos refletem a situação da empresa e da sua obra.
Com essa ferramenta se torna mais fácil indicar as prioridades que devem ser seguidas, tanto para as etapas do processo onde se deve atuar, quanto no próprio gerenciamento das matérias-primas e dos resíduos. As oportunidades levantadas no diagnóstico foram priorizadas. Dessa forma surgiu a próxima etapa do trabalho, o estudo de caso, onde cada empresa elegeu uma ou mais oportunidades