tcc TVGAZETA
7392 palavras
30 páginas
1“Socorro! Tenho um hiperativo em minha sala”
Representações Sociais de Professores de uma Escola de Jaboatão dos
Guararapes
Marcela Rios Ribeiro1
Zélia Granja Porto2
RESUMO
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é definido na literatura pertinente como uma síndrome caracterizada por manifestações de hiperatividade, impulsividade e desatenção da criança em casa e na escola. A representação social constitui um tipo de conhecimento que interfere no comportamento do indivíduo e no processo de comunicação consigo próprio, com o outro e com a sociedade. Este artigo toma como referência a Teoria das
Representações Sociais, nas versões de Moscovici (2007) e de Abric (2001), as quais utilizam a estrutura e o conteúdo das representações sociais formando um conjunto organizado de informações que tornam possível a compreensão das relações dos indivíduos com o seu meio físico, social e cultural e suas práticas sociais. As informações coletadas junto aos professores selecionados para responderem as questões formuladas foram compatíveis com os resultados obtidos por pesquisadores de diversos países, muitos dos quais, citados nesta pesquisa.
Palavras-chave: Representações Sociais, Transtorno de Déficit de Atenção,
Hiperatividade, Hiperatividade.
1. Introdução
Segundo Araújo (2003) pais e professores constantemente se deparam com situações que envolvem a difícil tarefa de discernir os comportamentos de suas crianças, principalmente, os considerados inadequados. Diante do modernismo que invade as casas das várias estruturas familiares, da ausência de um acompanhamento nas atividades, escolares ou não, e, principalmente da falta de informação, precisamos caminhar lado a lado, em estudos, pesquisas e acompanhamento para diferenciar até onde termina a falta de comportamento e começa a necessidade de ajuda.
1
2
Aluna de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE. marcelarrrodrigues@gmail.com
Professora Adjunto IV – Centro de Educação UFPE zeliaporto2@yahoo.com.br